Bayer do Brasil, pinturas

Pinturas de Marco Angeli

No final do ano passado a Megaron Arquitetura iniciou um projeto para a reforma das dependências da presidência da Bayer do Brasil, em São Paulo.

O projeto do arquiteto Anderson Mailho - parceiro de muitos trabalhos- previa algumas pinturas para a sala de reuniões da presidência, e para o coffee break.

Em dezembro foi dado pela diretoria o ok para o início e comecei a desenhar os esboços para as pinturas.

Para a pintura principal, um painel de quase seis metros de largura, que ficaria na sala de reuniões da presidência, eu deveria me referir obviamente á empresa, mas, devido a complexidade da atuação e atividades da Bayer, esse espaço não poderia ter a pretensão de mostrar sua história...Comecei pelo início óbvio, com o fundador da empresa, Adolf von Bayer, e com o primeiro produto importante dela: a Aspirina, marca conhecida em todo o mundo. Mais tarde, durante a elaboração dos esboços, com a colaboração de Luis Laurini e Paulo Pereira, ambos da Bayer - respectivamente o arquiteto responsável e diretor de comunicação corporativa- resolvi desenhar a empresa conceitualmente através de seus três segmentos principais, HealthCare, CropScience e MaterialScience, que incorporam dezenas de atividades secundárias e formam o perfil das atividades da Bayer. Desenhei a presença humana direta, extremamente importante nesse processo, na representação da maternidade e na assistência social executada pela empresa em Belfort Roxo, Rio de Janeiro.

Um dos primeiros esboços continha uma das sedes importantes da Bayer na China, que substituímos mais tarde pela sede da empresa no Brasil, em São Paulo.

No início do ano as reformas foram iniciadas e em junho eu tinha o ok para iniciar as pinturas, com todos os ajustes já aprovados nos esboços.

Para mim especialmente, já que gosto de trabalhar com temas desafiantes como esse, onde a imagem tem necessariamente que cumprir um papel e expressar ideias e conceitos claros. O resultado está aqui.

*Publicado originalmente em agosto de 2012

marcoangelifull

publicitário, artista plástico e cidadão

Apoie a independência do nosso trabalho. Colabore com qualquer valor acessando: apoia.se/marcoangelifull

Mais de marcoangelifull

Comentários

Mais em Arte e Cultura