
AFRICA 16/06/2020 DETERMINADOS A ROUBAR E MATAR
“Somos favoráveis ao terrorismo organizado – isto deve ser admitido francamente” (Vladimir Ilyich Ulyanov, vulgo Lênin). Por Dirceu Pio
Dirceu Pio: Maurício Macri perdeu para ele mesmo.
28/10/2019 às 18:58Está certo que Rússia, Cuba, Venezuela e o Papa Francisco ajudaram, mas no fundo no fundo Maurício Macri perdeu para ele mesmo.
Em 2015, pegou um país em desordem, assolado que foi pela corrupção, inflação, pelo empreguismo e peleguismo e consegue a façanha de entregá-lo intacto, talvez ainda pior.
Além de incompetente, foi burro – ignorou o contexto em que seu país estava enfiado.
Se olhasse do lado veria que seu vizinho mais poderoso – o Brasil – havia se livrado da inflação há mais de 20 anos e só manteve o controle da moeda porque a população enxergou as benesses do Plano Real e se apropriou delas.
Tivesse recorrido aos economistas brasileiros que inventaram o Plano Real, teria controlado a inflação em seu país, uma condição imprescindível para fazer avançar seus programas liberais para a economia.
O recente balanço da economia argentina divulgado pelo G1 explica quase tudo...vejam:
• “PIB caiu 2,5% em 2018, e a previsão é de queda de 2,6% neste ano;
• Inflação chegou a 53,5% nos últimos 12 meses
• Peso argentino sofreu depreciação, e um dólar vale quase 60 pesos – dois terços a mais do que o valor de outubro do ano passado
Preocupado, o Banco Central da Argentina elevou a taxa de juros a 40% ao ano, vendeu reservas internacionais e injetou mais de US$ 10 bilhões na economia”.
Outra coisa que Macri poderia ter importado do Brasil é o “know-how” de combate à corrupção que desde 2014 se acumula na Lava Jato.
Se o Lula que é o Lula está preso há mais de ano, porque a Cristina Kirchner continua em liberdade ?
Dirceu Pio é jornalista com especialização em comunicação corporativa e empreendedorismo e embaixador de acessibilidade no Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.
Comentários